lunes, 13 de julio de 2009

Núcleo de Estudios e Investigaciones de Marx y Marxismo se solidariza Con el Concejal Jaime Caycedo


CARTA DE DESAGRAVO A JAYME CAYCEDO

Diante das acusações que vêm sendo assacadas contra Jayme Caycedo - antropólogo, professor universitário, investigador de Clacso e, no momento, exercendo o cargo de vereador em Bogotá - o LEMTO-UFF (Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense - Brasil) e o LDH (Laboratório Dimensões da História atualmente NIEP - Núcleo de Estudos e Pesquisas de Marx e Marxismo) se vêem na obrigação de vir a público manifestar seu desagravo ao Dr. Jayme Caycedo em função do significado de sua trajetória intelectual e das implicações políticas que, eventualmente, dessa produção acadêmica derive.

Recentemente, em outubro de 2005, a Universidade Federal Fluminense teve a honra de contar com a participação do Dr. Jayme Caycedo em seminário internacional quando foi possível a todos os presentes ouvirem publicamente as consistentes e lúcidas análises que o Dr. Caycedo nos proporcionou sobre temas tão difíceis como o conflito interno da sociedade colombiana, onde seu compromisso com uma saída política e não militar para o conflito interno colombiano ficou cristalinamente explicitada. Constam em nosso acervo os documentos gravados de todas as intervenções do Dr. Caycedo naquele seminário internacional em que se pode verificar seu absoluto compromisso com a democracia com justiça social e respeito à diferença cultural, não bastasse sua produção intelectual de relevância reconhecida, como se pode consultar nas obras publicadas por Clacso.

Queremos deixar registrado publicamente nossa solidariedade a todos os pesquisadores, como o Dr. Caycedo, que vêm mantendo vivo o ideal da produção de conhecimento marcado pelo interesse público que, nesta quadra histórica, se mostra como uma exigência para a sobrevivência da própria humanidade diante do processo de captura de nossas universidades por uma lógica cada vez mais privatista e mercantil e, assim, cada vez menos voltada para o interesse das maiorias. O mesmo vem se verificando no mundo da política onde a intolerância face às opiniões divergentes, sobretudo quando avançam na América Latina os ventos democráticos soprados a partir dos setores populares e contra os quais se levantam vozes antidemocráticas de tão triste memória em nosso continente, como no recente golpe direitista perpetrado contra o povo hondurenho, e nessas inverdades assacadas contra um dos intelectuais que honram a história do pensamento crítico latino-americano.

Todo apoio ao Dr. Jayme Caycedo e ao direito à liberdade de opinião e de investigação científica voltada para o interesse público.


Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves
Coordenador do LEMTO-UFF

Drª Virgínia Fonte
Coordenador do LDH atual NIEP



Español

Carta de desagravio a Jaime Caycedo

Ante lãs acusaciones que se están haciendo contra Jaime Caycedo – antropólogo, profesor universitário, investigador de CLACSO y, quien ejerce en el momento el cargo de Concejal de Bogotá – el LEMTO-UFF (Laboratório de Estúdios de Movimientos Sociales y Territorialidades de la Universidad Federal Fluminense – Brasil) y el LDH (Laboratório Dimensiones de la Historia actualomente NIEP – Núcleo de Estúdios e Investigaciones de Marx y Marxismo) se ven en la obligación de manifestar públicamente su desagravio al Dr. Jaime Caycedo em función del significado de su trayectoria intelectual y de lãs implicaciones políticas que, eventualmente, se derivan de nessa producción académica.

Recientemente, em octubre de 2005, la Universidad Federal Fluminense tuvo la honra de contar com la participación del Dr. Jaime Caycedo em um seminário internacional en el que fue posible a todos los presentes escuchar públicamente los análisis consistentes y lúcidos que el Dr. Caycedo nos proporcionó sobre temas tan difíciles como el conflicto interno de la sociedad colombiana, en los que su compromiso con una salida política y no militar para el conflicto interno colombiano quedó cristalinamente explícito. Constan em nuestro acervolos documentos grabados de mtodas blas intervenciones del Dr. Caycedo em aquel seminário internacional, en los que se puede verificar su absoluto compromiso con la democracia con justicia social y el erespeto na la diferencia cultural, si no bastase su producción intelectual de relevância reconocida, como se puede consultar em lãs obras publicadas por CLACSO.

Queremos dejar registrada públicamente nuestra solidaridad a todos los investigadores como el Dr. Caycedo, que mantienen vivo el ideal de la producción de conocimiento marcado por el interes público que, em este marco histórico, se muestra como una exigencia para la supervivencia de la propia humanidad ante el proceso de captura de nuestras universidades por uma lógica cada vez más privatizadora y mercantil y, por lo mismo, cada vez menos preocupada por los intereses de las mayorías. Igual viene ocurriendo en el mundo de la política em el que la intolerancia frente a las opiniones divergentes, sobre todo cuando avanzan em América Latina soplan vientos democráticos desde los sectores populares y contra los cuales se levantan vocês antidemocráticas de tan triste memória em nuestro continente, como em el reciente golpe derechista perpetrado contra el pueblo hondureño, y en esas faltas a la verdad usadas contra uno de los intelectuales que honran la historia del pensamiento crítico latinoamericano.

Todos el apoyo al Dr. Jaime Caycedo y al derecho a la libertad de opinión y de investigación científica comprometida con el interes público.


Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves
Coordenador do LEMTO-UFF

Drª Virgínia Fonte
Coordenador do LDH atual NIEP

Volver a la página principal

No hay comentarios: